A comunidade pode fazer um IFSP melhor


Agradecimento às pessoas do IFSP - 2016

23/12/2016 15:00

Colegas,

Sou muito grato pelo carinho e pelo acolhimento que tive das pessoas do IFSP neste ano de 2016. Foi meu terceiro ano no Conselho Superior, sendo um dos representantes da comunidade do IFSP. Sem dúvida, nestes meus 10 anos como professor do IFSP, foi o ano mais desafiador!

Tive a oportunidade de desenvolver importantes trabalhos com os estudantes, mas 2016 ficará marcado como o ano em que tive a “ousadia” de ser candidato a Reitor.

Eu digo “ousadia” pois sei que a instituição tinha e tem pessoas melhores preparadas que eu para essa função de “Reitor”, mas – infelizmente – não tiveram coragem de enfrentar essa batalha.

Eu só me decidi ser candidato a Reitor nos últimos momentos quando soube que um amigo  - que seria candidato - estava impossibilitado.

Também foi uma ousadia porque em 2016 não estive bem de saúde (tenho uma doença crônica no fígado que derruba minha imunidade) e, principalmente, foi o ano do nascimento de minha filha Bruna (uma benção de Deus). Participar de campanha eleitoral como uma bebê de 1 mês não é fácil!

Acho que cumpri um importante papel na eleição para Reitor, oferecendo uma visão diferente sobre como administrar o IFSP. Tenho certeza que as pessoas do IFSP ainda irão refletir muito sobre: “coleguismo leniente”; “desconcentração do poder do Reitor” e “respeito mútuo”.

Em nenhum momento, durante a campanha, eu pedi voto (nem aos meus amigos), apenas pedi a oportunidade de discutir um projeto para o IFSP. E tive muita colaboração das pessoas.

Acho que eu soube canalizar importantes demandas da comunidade que ficaram registradas na proposta de gestão: “ter uma gestão com foco no estudante”, “distribuir verbas por editais”; “criar um programa de combate ao assédio moral; “ter um sistema para as bibliotecas” etc.

Quanto ao resultado das urnas, a quantidade de votos em nossa proposta foi muito superior à que eu esperava. Em especial, destaco a minha vitória nos dois campi mais antigos do IFSP (São Paulo e Cubatão) entre os técnico-administrativos. Isso é muito significativo, pois esses servidores - estatisticamente - são as pessoas com mais tempo de instituição e, de certa forma, são as pessoas que mais conhecem os candidatos.

Agora, no fim de 2016, tive a honra de ser eleito coordenador do curso de engenharia civil (cargo que tomarei posse em 1.2.2017). É muito gratificante ser reconhecido e valorizado pelos colegas de seu local de atuação.

Então, por tudo isso, não tem como não ser muito grato às pessoas do IFSP: muito obrigado!

—————

Voltar